sábado, 26 de março de 2011

A VERDADEIRA VITÓRIA

Corro porque gosto, corro porque me faz bem, corro para não ganhar peso, corro para ter saúde. Muitos são os motivos que me levam a calçar meus tênis e sair à rua com sol, chuva, calor ou frio. Gosto de treinar na rua mesmo, não sou muito de esteira. Participo normalmente de provas de rua de 5 e 10 K e outro dia participei da Corrida Farmácia Walmart 12 K na USP e não tive dificuldades. Agora que conheço meu rítmo e meus limites ficou mais fácil correr. Faço o planejamento dentro desses limites e vou controlando durante a prova. Às vezes  vejo que é preciso aumentar as passadas,  outras vezes percebo que estou com um pouco de folga e diminuo, assim faço até cruzar a linha de chegada dentro do tempo que planejei. Não corro para para competir, para chegar na frente, apenas corro para chegar. Para mim, terminar uma corrida já é uma grande vitória, pois vejo muitas pessoas que não conseguem sequer caminhar por problemas de saúde. Nessa hora lembro-me de agradecer à Deus por me dar essa condição. Quando corro tenho em mente os 4 elementos fundamentais para que um corredor seja bem sucedido, seja ele amador ou profissional: mente, coração, pernas e pulmão. Quando há equilíbrio entre esses elementos a corrida flui muito bem. A mente comanda as ações enviando mensagens de ânimo e liberando adrenalina suficiente para que o resto do corpo se comporte como um vencedor e responda aos comandos de maneira adequada. O coração, por sua vez, pulsa com energia enviando a quantidade de sangue necessária para oxigenar o cérebro para que este comande as ações. As pernas, ao receberem o comando da mente e o sangue do coração reagem imediatamente e se movimentam dentro do rítmo desejado, enquanto que o pulmão é regado pelo sangue que vem do coração e a mente faz com que ele execute perfeitamente o movimento de abrir e fechar para receber oxigênio e liberar gás carbônico e assim eu tenha fôlego suficiente para correr o programado.
Parece complexo, e é, mas fazemos isso o tempo todo de maneira tão automática que nem nos damos conta de que nosso corpo é uma máquina perfeita, desenvolvida pelo maior engenheiro que existe, Deus, o nosso Criador. E o mais interessante é que Ele faz tudo artesanalmente, cada um diferente do outro, não somos fruto de uma produção em série. Gosto de pensar em Deus idealizando cada ser humano que vai por no mundo, escolhendo a cor dos olhos, os cabelos, a cor da pele, os traços de caráter, desenvolvendo tudo com muito cuidado e carinho. E é pensando justamente nisso durante a corrida que vou agradecendo a Ele por me permitir correr, por me dar forças para alcançar o objetivo que é cruzar a linha de chegada e receber a tão almejada medalha de participação que só recebe quem completa a prova.
A vida neste mundo é como uma corrida rumo à eternidade em que não há competidores, mas participantes, não importando quem chegará em primeiro ou em último, pois todos os que cruzarem a linha de chegada receberão suas medalhas. O percurso não é fácil, mas nosso grande treinador que é Jesus nos capacita para chegarmos lá. Esta é uma corrida diferente num outro aspecto também, porque em vez estarmos fisicamente preparados, necessitamos estar espiritualmente preparados, por isso nosso treinador nos enche com o seu Espírito, para que não venhamos a enfraquecer durante a jornada. Diferentemente da corrida de rua onde tenho que conhecer meu rítmo e minhas limitações e respeitar ambos para que não aconteça de ter que parar antes da linha de chegada, na corrida espiritual não há limitações, quanto mais eu aperto o passo, mais energia eu recebo para seguir para o alvo. Além disso, um bom preparo e uma alimentação adequada são imprescindíveis na corrida espiritual tanto quanto na corrida física. Para esta eu treino alguns dias na semana e me alimento com alimentos saudáveis e balanceados, para aquela eu oro diariamente, me alimento com o Pão da Vida através da Bíblia e procuro praticar as coisas que nela estão escritas.
Seja nas corridas de rua ou na corrida espiritual meu desejo é sempre cruzar a linha de chegada e receber minha medalha. E você, tem se preparado para sua corrida?
"Vocês não sabem que todos os que correm no estádio, apenas um ganha o prêmio? Corram de tal modo que alcancem o prêmio. Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre. Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo, e não luto como quem esmurra o ar."
I Cor. 9:24-26 NVI

Nenhum comentário:

Postar um comentário