quinta-feira, 29 de março de 2012

DOAR SANGUE: BENEFÍCIOS PARA O SEU CORAÇÃO

Hoje resolvi falar de um assunto muito importante, a doação de sangue. O frio está chegando e com ele os estoques nos bancos de sangue diminuem consideravelmente, o que pode acarretar perda de vidas pela falta de reposição em cirurgias ou em transfusões. Mesmo com todos os avanços da medicina, ainda não se descobriu um substituto para o sangue humano, que é utilizado nos mais diversos casos, desde acidentes de trânsito a pacientes cardíacos e qualquer pessoa que se submeta a uma cirurgia com riscos de sangramento. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o ideal é que 5% da população doe sangue pelo menos uma vez por ano. No Brasil essa taxa é de apenas 2%.
Os bancos de sangue de todo o país estão sempre com déficit de abastecimento. Uma das causas do problema é a falta de informação da maioria das pessoas, que cercam a doação de sangue de mitos, entre os quais de que o sangue engrossa ou afina após doação. Posso garantir que isso não é verdade, pois sou doador há mais de 10 anos ininterruptos e meu sangue nunca sofreu nenhuma modificação. Ao contrário do que dizem, doar sangue traz benefícios a sua saúde. Segundo o médico Guilherme Deucher, presidente da Sociedade de Medicina Ortomolecular "um estudo realizado na Finlândia mostra que a doação pode diminuir em 86% os riscos de problemas cariovasculares no homem. A relação entre doação e a diminuição das doenças cardíacas está ligada ao excesso de ferro acumulado no sangue, que se torna um potencial agente oxidante, atuando como catalisador da geração de radicais livres, substâncias tóxicas produzidas pelo organismo". As mulheres eliminam o excesso de ferro no sangue durante o período menstrual.
Como corredor, faço check up a cada 2 anos, este ano já fiz e os resultados dos exames foram maravilhosos, principalmente os do coração. Acredito que o fato de eu ser doador de sangue tenha contribuído em muito para isso.
Os homens podem fazer doações a cada 2 meses, porém não podendo exceder a 4 doações no período de 12 meses. O intervalo para as mulheres é de 3 meses, podendo fazer até 3 doações no período de 12 meses.
Doe sangue, não custa nada para quem doa e vale muito para quem recebe.
Procure um banco de sangue mais próximo de você e faça sua doação.
Fonte: site Terra

Clique aqui para ver os endereços em São Paulo, Grande São Paulo e ABC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário