quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

A IMPORTÂNCIA DA MUSCULAÇÃO PARA CORREDORES

Eu sempre fui avesso a musculação, gosto mesmo é de correr, porém, depois de muito ler e ouvir sobre a importância da musculação para os corredores acabei me rendendo à ela e, por consequência, acabei gostando. A musculação nada mais é do que um potencializador dos músculos, tão exigidos durante as corridas. Quanto mais potência nos músculos, mais velocidade e mais força, afinal, potência nada mais é do que velocidade x força. Com os músculos fortes o corredor tem mais capacidade de imprimir um ritmo melhor, melhorando assim seu tempo de prova. A musculação, por trabalhar o sistema anaeróbio induz o corredor a suportar por mais tempo o acúmulo de lactato, que é produzido pelo organismo após a queima de glicose para o fornecimento de energia sem a presença de oxigênio. Ela pode corrigir desequilíbrios e prevenir lesões, além disso, manterá a parte superior do corpo, que não recebe muitos benefícios da corrida, em forma. Porém, alguns cuidados precisam ser levados em conta antes de você sair correndo para uma academia e começar a malhar. Primeiro, os limites do seu corpo e depois a finalidade da musculação.
Existem diferenças entre corredores velocistas, meio fundistas e fundistas, por isso os exercícios de um é diferente do outro. Os velocistas precisam transformar força bruta em velocidade pura, pois sua corrida dura poucos segundos, precisam do que se chama de explosão, por isso seus exercícios são aqueles que promovem hipertrofia muscular(que deixam os músculos volumosos) num primeiro momento e depois cargas variáveis com execução rápida. Já os meio fundistas e fundistas precisam de mais resistência e força e velocidade constante, então a musculação é para ganho muscular num primeiro momento, mas por um período menor porque precisam de velocidade num período maior. Então raramente devem usar métodos para desenvolver hipertrofia porque precisam de músculos fortes que suportem movimentos repetitivos por mais tempo e músculos fortes e resistentes não significam volumosos.
A musculação pode ser incluída na sua planilha de treinos, mas é sempre importante a orientação de um profissional habilitado pra evitar que você faça exercícios inadequados aos seus propósitos, que acabariam causando o efeito inverso do que deseja.
Fonte: Revista Contra Relógio

Nenhum comentário:

Postar um comentário