quinta-feira, 15 de março de 2012

INCLUINDO O FARTLEK NO TREINO

Emil Zatopek - A locomotiva
Há algum tempo ouço falar em Fartlek mas nunca tinha me dedicado em saber o seu significado até que deparei-me com um artigo no blog Vivo para Correr e fiquei muito interessado. Pesquisei mais a respeito e encontrei também outro artigo muito esclarecedor no site Correr por Prazer. Havia lido na biografia de Emil Zatopek sobre seu método muito peculiar de treinamento, que consistia em acelerar ao máximo e descansar dentro de uma mesma corrida, o que proporcionava-lhe maior rendimento. Isso nada mais é do que o fartlek, cuja palavra é de origem sueca, junção de "fartlöpning", que significa correr e "lek" que é brincar, portanto, é como brincar de correr ou jogo de corridas, como é interpretado. Ontem, pela primeira vez introduzi esse método no meu treino e fiquei muito admirado com o resultado. Comecei com trotes de 5 min e intercalei com aceleradas de 3 min, depois passei para trotes de 4 min com aceleradas de 2 min. Ao final do treino obtive minha melhor performance fazendo 5 K sub 30'. O bom desse método é que você dá o máximo em um tempo ou trecho determinado e depois descansa em outro tempo ou trecho determinado, fazendo da corrida uma grande brincadeira mesmo. Minha próxima prova é a Meia Maratona da Corpore e precisarei encontrar a melhor forma de introduzir o fartlek nos treinos para essa corrida para melhorar meu tempo em relação ao ano passado.
Depois eu conto como foi.
Torça pela vida, doe sangue!

Nenhum comentário:

Postar um comentário