terça-feira, 5 de julho de 2011

META ATINGIDA


Com as corridas tenho aprendido muitas coisas práticas para minha vida, algumas delas são a disciplina, a força de vontade e a perseverança. Não corro para ser mais rápido ou melhor que alguém, corro porque sou apaixonado por corridas, porque tenho prazer em correr, mas nem por isso corro com displicência, sem objetivo, meta e estratégia. Sempre, ao participar de uma prova ou mesmo nos treinamentos eu fixo meu objetivo, minha meta e a estratégia e os persigo até o final. Primeiro temos que entender o que são objetivos, o que são metas e o que são estratégias. Objetivo e meta parecem a mesma coisa mas não o são. Objetivo é o ponto concreto que se quer atingir, meta é a quantificação do objetivo e estratégia é como fazer para atingi-lo. No caso das corridas, meu objetivo é sempre terminá-las, minha meta é em quanto tempo e minha estratégia é conhecer o trajeto e sua altimetria com antecedência e planejar os pontos onde devo forçar mais e onde devo poupar energia para me manter no tempo desejado. O planejamento é ponto fundamental para o sucesso em qualquer atividade que se pretenda realizar, desde a mais simples como participar de uma corrida de rua até a mais complexa como dirigir uma empresa. Sem planejamento é difícil atingir seus objetivos e alcançar as metas estabelecidas e, para tanto, é necessário fazer a aferição durante as etapas do processo para ter a certeza de que se está dentro do planejado. No caso das corridas, a cada km percorrido tem uma marcação onde se pode verificar se com o tempo percorrido até aquele momento é possível cruzar a linha de chegada dentro da meta estipulada. Assim fazendo temos a percepção se a estratégia está sendo cumprida e quais as providências a serem tomadas. 
No portal Administradores.com Raul Candeloro em seu artigo Metas e objetivos: 7 dicas motivadoras diz:
"Encontre uma razão: a maioria das pessoas desiste facilmente porque na verdade não tem uma razão séria para continuar. Se quiser atingir seus objetivos, encontre uma razão para aquilo. Um motivo tão forte, tão motivador, tão contagiante, que todas as dificuldades que surgirem parecerão pequenas. Quando parecer que lhe faltam forças, é porque na verdade está faltando um motivo. Encontre uma forte razão, e força é o que nunca mais lhe faltará.
Dedicação e persistência: Se você parar para pensar, com certeza vai se lembrar de alguma vez que tentou alcançar um objetivo que parecia impossível, mas com muita persistência e determinação, você conseguiu. Mas só porque você levou aquilo a sério e realmente se dedicou. Ao tomar a decisão de alcançar um objetivo, leve isso muito a sério."
Como cristão, sempre que faço um planejamento busco a direção de Deus e ao terminar o que foi planejado agradeço-o pelo resultado. Quando temos objetivos definidos e realmente queremos alcançá-los, devemos nos lançar em busca deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário