terça-feira, 19 de junho de 2012

MARATONA DE SP 2012: EXPERIÊNCIA ÚNICA



O domingo amanheceu cinzento e frio, mas aos poucos o tempo abriu e às 8:30 hs, hora da largada, o sol já despontava em meio aos belos edifícios da região do centro empresarial Nações Unidas. A largada pela Ponte Estaiada Octavio Frias de Oliveira é um pouco prejudicada para quem está no meio do pelotão geral, pois afunila até o retorno e só melhora depois de pegar a pista lateral da Marginal Pinheiros. No acesso da Avenida JK afunila novamente e só na altura do Km 6, quando o pelotão dos 10K toma a direção contrária dos pelotões de 25 e 42K, sentido do Parque Ibirapuera, é que a corrida flui mesmo, daí em diante é mente, coração, pernas e pulmão. O trajeto é ótimo, plano e com um belo visual. Infelizmente, apesar da organização disponibilizar banheiros químicos ao longo do percurso, muitos corredores utilizaram-se de árvores, postes e pilares de pontes e viadutos para se aliviar, o que é uma tremenda falta de educação e não condiz com a imagem de alguém que presumidamente se preocupa com qualidade de vida, já que qualidade começa com bons hábitos, inclusive de higiene pessoal e preservação ambiental. A cidade de São Paulo, que acolhe a todos tão bem, não merece ser tratada assim, respeito é bom e a cidade aprecia e educação cabe em qualquer lugar. Como Kant disse: "o homem não é nada além do que a educação faz dele". 
Voltando à corrida, meu planejamento era cruzar a linha de chegada entre 2h:40m e 2h:45m e apesar das dificuldades na largada, quando cheguei  ao Km 15 estava dentro do planejado, daí em diante foi só manter o ritmo. Ao cruzar o Km 21 já estava exausto e o carboidrato líquido e o isotônico disponibilizados ali me deram um novo ânimo. Ao entrar no campus da USP onde a corrida de 25K terminava percebi que estava muito próximo de atingir meu objetivo, porém, faltando 2 km tive ameaça de câimbras mas me mantive firme. Coração e pulmão estavam bem, por isso a mente foi importante nesse momento e me conduziu até cruzar a linha de chegada com o tempo líquido de 2h:43m49s. Foi a glória, considerando que não tenho tido muito tempo para treinar devido à minha filhinha de 1 ano, mas a falta de treino é compensada com a alegria da sua companhia, e na hora da corrida lembro-me de seu sorriso e de suas gracinhas e ganho ânimo para prosseguir.
Ao final dos 25K recebi a medalha, porém o kit pós prova já havia acabado, o que é lamentável para um evento dessa envergadura, mas no geral achei uma ótima corrida e espero em breve correr os 42K.
CLIQUE AQUI E VEJA FOTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário