quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A IMPORTÂNCIA DA HIDRATAÇÃO

Geralmente quando saio para treinar não costumo levar uma garrafa com água pois julgava incomodar. Isso mesmo, julgava, até esta manhã. Como resolvi fazer um treino um pouco mais longo do que o habitual, já como preparação para a Corrida Farmácia Walmart do próximo dia 13/03, resolvi levar a tal garrafa. Foi uma acertada decisão. Em todos os meus outros treinos eu sempre chegava no final me sentindo completamente desidratado. Minha garganta começava a secar lá pelos 30 minutos de corrida e como não tinha nada para beber seguia até o fim desconfortavelmente e completamente exausto. Hoje foi diferente, reidratei-me várias vezes durante o percurso e terminei o treino com muita disposição e fôlego para correr mais um trecho, porém o tempo não me permitia. Beber água antes e depois de correr é muito pouco, pois durante a corrida o corpo perde muito líquido e é necessário repor imediatamente. 


Por que a Hidratação é Fundamental!

Durante a atividade física, os músculos produzem grande quantidade de calor que deve dissipar-se ao ambiente, caso contrário, ocorrerá um aumento da temperatura central do corpo. A sudorese é uma resposta fisiológica que tenta limitar este aumento de temperatura. Contudo, se ocorrer perda de líquidos e esta não for compensada (resposta) com a ingestão de fluidos, haverá um desequilíbrio na regulação da temperatura, diminuição do rendimento e, possivelmente, da saúde.
Dicas do Dia-a-Dia:
- Tome pelo menos 8 copos de água (2 litros);
- Nas refeições, inclua sempre alimentos que têm alto teor em água: frutas, verduras e legumes;
-Observe a cor da urina. O adequado é que esteja clara;
- Não espere a sede chegar para se hidratar.
Fonte: http://www.corridaderuabr.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário