sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

MINHA PRIMEIRA CORRIDA DE 10K

Agora era pra valer. Inscrição feita, kit retirado, tênis apropriado, exames médicos feitos, tudo estava ok para minha primeira corrida de 10 k. Havia me preparado durante meses para aquele momento e na manhã de um domingo de agosto de 2009, em Campinas(SP) dei a partida para a aventura de me tornar um corredor de rua amador, na 26ª edição da Corrida Integração, prova que tem a largada e chegada na praça da Paz Celestial, ao lado da Lagoa do Taquaral. Corri pela equipe da concessionária de veículos Adara, onde eu trabalhava na época e que é um dos patrocinadores oficiais do evento. Comigo estava Daniela, na época minha namorada e companheira, me incentivando. É muito importante o incentivo das pessoas que amamos, pois é um esporte que depende muito de motivação, porque tanto nos treinos quanto nas corridas são só você e o asfalto.
Eu não tinha a menor idéia de como me comportaria na corrida pois treino é uma coisa e corrida é outra bem diferente, tem todo um clima de competição e ao mesmo tempo de festa. A competição, claro, fica para os atletas de elite, para nós amadores, é o desejo de superar os próprios limites e com isso a adrenalina vai a mil. A prova tinha um trajeto muito bom, apesar de uma subida logo nos primeiros metros, o que não é muito agradável. Mesmo assim fiz uma boa prova e completei em 1:04:18. A cada passada sentia uma maravilhosa sensação de bem estar. Parece um paradoxo falar em bem estar com dores nas pernas, respiração ofegante e coração acelerado, mas é exatamente assim que me senti, muito bem! 
Foi uma experiência maravilhosa, o desafio estava vencido. O que há alguns meses atrás parecia muito difícil já não assustava mais, eu havia conseguido e sabia que tinha sido apenas o começo de uma longa trajetória. Quando alguns amigos me perguntam como consigo correr 10K dizendo que se tentassem correr 1K morreriam, eu conto como fiz para chegar lá. Primeiro, acreditei que conseguiria; segundo, comecei a treinar caminhando o quanto podia; terceiro, comecei a dar trotes curtos e intercalá-los com as caminhadas; quarto, passei a acelerar o trote e aumentar a distância até que deixei de caminhar e passei a apenas correr. 1, 2, 4, 6, 8 e 10K. Foi assim, gradualmente e continua sendo. Ainda vou correr maratonas, mas vou subindo degrau por degrau.  


Você ama o peixe urbano

Nenhum comentário:

Postar um comentário